Trabalhos Realizados Pelas Professoras em 2012

       

Arraiá da Lucinda

Autora: Maria Aparecida Amorim
Disciplina: Educação Física
Público alvo: alunos do 3º, 4º e 5º anos do 1º Ciclo


Desenvolvimento:

             O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de resgatar as tradições da nossa cultura regional.  As festas juninas são um atrativo para as crianças de nossa comunidade. Elas esperam ansiosamente esta data para se enfeitarem de caipirinhas e dançarem as quadrilhas tradicional e moderna. 
           Foram dois grupos a serem apresentados: os alunos dos 3º anos dançaram a quadrilha tradicional e os dos 4º e 5º anos, dançaram a quadrilha moderna. O ambiente escolar foi todo preparado pelos alunos e professores para a realização do evento. Durante a Festa Junina foram servidas comidas típicas para os participantes da festa: pipoca, canjicão e docinhos. A comemoração foi interna. 











Semana das Crianças

Show de Talentos


Autora: Maria Aparecida Amorim
Disciplina: Educação Física
Público alvo: alunos do 3º, 4º e 5º anos do 1º Ciclo


Desenvolvimento:

                O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de comemorar de maneira lúdica e interativa a Semana da Criança na escola. As inscrições foram realizadas nas duas semanas anteriores ao evento. Os próprios alunos ficaram responsáveis pela preparação dos materiais a serem utilizados no dia do evento, bem como dos ensaios e do figurino do número a ser apresentado. Os números poderiam ser apresentados em grupo ou individualmente. As apresentações foram divididas em categorias:
  • Danças,
  • Canto
  • Humor (piadas)
  • Canto
  • Variedades ( instrumentos musicais, pinturas, desenhos e confecção de pipas
              As apresentações foram realizadas nos dias 2, 3 e 4 de outubro em comemoração à Semana das Crianças. A premiação ocorreu no dia 5/11, para os vencedores dos 1º e 2º lugares.
                  Participaram da Mesa de Jurados os professores e auxiliares de serviços gerais. Tivemos também a participação especial do CB Odilon do PROERD, que nos auxiliou como jurado. Cada categoria tinha seu critério de avaliação a ser seguida.
                 No dia da premiação os alunos puderam apreciar a Tia Geraldinha contando várias histórias. Na oportunidade os alunos vencedores receberam as medalhas de ouro e prata. Em comemoração também foi servido aos alunos bolo, refrigerantes e sorteio de brindes. A doação foi conseguida pela professora Isabel.






                     

Resgatando as Brincadeiras Folclóricas

                 A professora de Educação Física Aparecida Amorim trabalhou o tema folclore com os alunos do turno Matutino realizando com os mesmos jogos e brincadeiras folclóricas variadas. Foram confeccionados com os alunos durante as aulas de Educação Física brinquedos tais como barangandão ou foguetinho, petecas, dobraduras, pajeco, dentre outros.
                 Houve muito empenho dos alunos e os brinquedos continuam sendo utilizados durante o intervalo de recreio dirigido. Neste período os alunos são incentivados a interagirem com o material produzido por eles pelas professoras que monitoram o recreio.








VALEU TIA CIDA E ALUNOS DO TURNO MATUTINO! 

PARABÉNS PELO TRABALHO E CRIATIVIDADE.





Maria-vai-com-as-outras


                   Trabalho realizado  na Biblioteca no turno Matutino pela professora Elizamara. O livro escolhido foi Maria-vai-com-as-outras de Sílvia Ortoff. Foram escolhidos para este trabalho alunos com baixo desenpenho e problemas de socialização das turmas de 8 anos. O objetivo deste trabalho foi melhorar a socialização das crianças e trabalhar a auto-estima, valorizando a leitura, a compreensão e a expressão oral e corporal dos alunos. O teatro foi apresentado na Semana das Crianças para todos os alunos do turno. Percebeu-se que os alunos se sentiram motivados com o trabalho o que refletiu na consciência de sua capacidade de produção.  



                  
PARABÉNS AOS ALUNOS E TIA MARA PELO EXCELENTE TRABALHO!

Um Pequeno Natal



            A Cantata Cênica "Um pequeno Natal" surgiu a partir do trabalho realizado pelas professoras auxiliares Aparecida Favarato e Karen Patrícia. A mensagem bíblica do Natal é contada de forma lúdica e divertida, buscando evidenciar o amor de Deus.

            Esta cantata foi trabalhada com alun os de 6, 7 e 8 anos. Para cada turma foi proposto um grupo de personagens. O trabalho foi extraído do livro musical infantil com a turma do Smilinguido, Editora Luz e Vida. A obra inclui CD playbecks e livro de partituras.

            A Cantata de Natal ocorreu na escola no período vespertino, no dia 13 de Dezembro. O resultado foi um belíssimo trabalho das professoras e uma performace emocionante das nossas crianças com a participação dos pais no dia do evento.










            Os alunos do turno Matutino também realizaram a Cantata de Natal. A Professora Auxiliar Ana Maria Mansur ensaiou com os alunos uma peça Natalina Cantada. Na Peça foram resgatadas as tradições Natinas do presépio bem como as músicas tradicionais. Os alunos envolvidos no evento foram do 2º ciclo das turmas de 8, 9 e 10 anos. Os alunos apresentaram ainda poesias realcionadas ao tema. Registramos a participação dos pais no evento que foi realizado no dia 13 de dezembro na própria escola.













 

Nenhum comentário:

Postar um comentário